Sobre mim...

Chamo-me Paula Cristina de Almeida Costa e sou professora de Matemática e Ciências da Natureza. Actualmente sou professora do Quadro do Agrupamento nº 4 de Odivelas e estou destacada, através de mobilidade estatutária, na Fundação Portuguesa "A Comunidade Contra a SIDA", desde setembro de 2012.

A minha formação inicial - Curso de Professores do Ensino Básico, variante de Matemática e Ciências da Natureza (ISCE) - foi concluída em 2000. Desde essa altura que tenho leccionado em diversas escolas. A minha primeira experiência foi no 1º ano de escolaridade, no 1º CEB. Daí para cá estive mais 4 anos no 1º CEB e os restantes têm sido no 2º CEB.

A minha formação continua tem encetado sobretudo na área das TIC e das Ciências. 

Em 2007 finalizei o curso de Mestrado em Educação (FCUL) na especialização de Didáctica das Ciências com a dissertação Concepção, Construção, Publicação e Validação de um Site Promotor do Trabalho Experimental no 1º Ciclo.

Recentemente concluí o Curso de Doutoramento em Educação (IEUL) na especialização de TIC na Educação. O meu trabalho centrou-se na integração curricular das TIC nas aulas de Ciências, através da criação de um wiki como potenciador do trabalho colaborativo entre alunos e facilitador da metodologia da Aprendizagem por Problemas (Problem Based Learning). A minha tese intitulada Contibuto do Wiki no Desenvolvimento de Competências em Alunos do 6º Ano de Escolaridade: Um estudo nas Aulas de Ciências foi concluída em setembro de 2014.

Tenho participado em algumas conferências, nacionais e internacionais, onde tenho apresentado algumas comunicações e relatos de prática, fruto da investigação que tenho vindo a realizar, não só relacionada com o Ensino das Ciências e as TIC, mas também com o trabalho desenvolvido na minha mobilidade.

Outro foco de interesse que tenho vindo a aprofundar tem a ver com a Educação Sexual e a Sexualidade. No GEISEXT - Grupo de Estudos e Investigação em Educação Sexual e TIC, do Instituto de Educação da Universidade de Lsiboa (IEUL) temos encetado várias iniciativas com outros grupos de investigação, resultando várias iniciativas interessantes que podem ser consultadas no separador - Educação Sexual -